O Brasil Sweet and Snacks, projeto setorial de promoção de exportação da ABICAB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lança em maio estudos sobre exportação que apresentam informações estratégicas sobre nove países. O objetivo é contribuir para atuação bem-sucedida das indústrias brasileiras de confectionery no mercado externo.
O material foi desenvolvido em conjunto com a Global Jr, empresa Jr de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e contempla os mercados da África do Sul, Arábia Saudita, Canadá, Chile, China, Colômbia, Índia, Peru e Rússia. Os seguintes tópicos são abordados:
- overview econômico e político;
- hábitos e tendências do consumidor;
- características das embalagens do mercado;
- análise do setor e seus segmentos (tamanho e dinâmica de mercado, principais marcas e empresas, principais canais de distribuição, principais sabores e tendências do setor) e
- requisitos e trâmites de importação do mercado e tarifas de importação aplicadas.
“O acesso a informações de qualidade cumpre um papel de assessoria às empresas, configurando uma vantagem competitiva se bem utilizado. Nesse sentido, as atividades de inteligência comercial e competitiva são mais uma ferramenta disponibilizada pelo Projeto”, comenta Romualdo Silva, Vice-Presidente de Exportações da ABICAB.
As empresas associadas à ABICAB podem fazer download dos estudos no site www.sweetbrasil.org.br/br/.