• Português do Brasil
  • English
  • Español
  • العربية

Brasil Sweets and Snacks Investe Na Mídia Internacional

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Brasil Sweets and Snacks, projeto setorial desenvolvido pela parceria entre a ABICAB e a Apex-Brasil, promoveu entre os dias 15 e 20 de agosto o Projeto Imagem 2016.

O objetivo da ação foi apresentar o diferencial das indústrias de chocolate, balas e amendoim brasileiras para três jornalistas influentes dos Estados Unidos, América Latina e Europa, importantes mercados-alvo das exportações do segmento de sweets and snacks brasileiros. Os convidados foram a editora da revista Industria Alimenticia, Delly Salazar-Diaz, o repórter do jornal El País, Fernando Pozetto, e a editora-chefe do portal Confectionery News, Jennifer Eagle.

Durante os cinco dias de viagem, os jornalistas visitaram as cidades de Rio Claro (SP), Ribeirão Preto (SP), Queluz (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Lajeado (RS) e Bento Gonçalves (RS) – alguns dos principais polos produtores de amendoim, balas e chocolates – nas instalações das associadas da ABICAB, Riclan, Santa Helena, Enova Foods, Aquim – Chocolate Q, Docile, Vonpar e Nugali. Foram apresentados conteúdos relevantes aos participantes, como cultura, história e importância do cacau de origem, a tecnologia de ponta utilizada nos parques industriais, diversidade de sabores brasileiros, diferenciais, entre outros.

A ação contou também com a vivência dos estrangeiros na cultura brasileira. “As histórias, rotas, sabores, tecnologia que utilizamos, estilo de vida dos brasileiros, além da importância do cacau de origem são experiências que desejamos levar para nossos mercados-alvo”, afirma Romualdo Silva, vice-presidente de Exportação da ABICAB, que ainda completa que “outro objetivo é apresentar exemplos ótimos de empresas que possuem produtos brasileiros de qualidade”.

Além das visitas às indústrias, o projeto este ano realizou uma parceria com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), entidade setorial que também possui parceria com a Apex-Brasil através do Projeto Wines Of Brasil, que possibilitou aos jornalistas estrangeiros conhecerem as vinícolas Casa Valduga e Lídio Carraro e, na Miolo, harmonizarem chocolates de origem brasileiros com vinhos nacionais.

"É importante a vinda de jornalistas estrangeiros para que conheçam a região da Serra Gaúcha, provem nossos vinhos e vivenciem um pouco do enoturismo. Temos uma vitivinicultura forte com excelentes vinhos, além da conquista de premiações tanto em nível nacional quanto internacional e visibilidade ao país como produtor. Também considero importante esta parceria entre os setores do vinho e dos chocolates brasileiros, inclusive com degustações harmonizadas, que mostram a qualidade de ambos os produtos”, afirma Dirceu Scottá, presidente do Ibravin.