• Português do Brasil
  • English
  • Español
  • العربية

ESPM conclui capacitação de empresários para exportação

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ABICAB, ABBA, ABIEPAN, ABIMAPI, ABIGRAF e IBRAC, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, desenvolveram, em São Paulo, o Programa de Capacitação em Negócios Internacionais-Exportação. Trinta empresas finalizaram os cinco módulos do curso e submeteram seus trabalhos de conclusão a uma banca de avaliação, para debater propostas e conteúdo, no fim de setembro.

Realizado em sete encontros, o programa incentivou seus participantes a refletir e elaborar diretrizes estratégicas, abordando temas como: Análise da Empresa/Produto; Promoção Comercial e Eventos Internacionais; Inteligência de Mercado; Negociações Internacionais e Marketing Internacional. Todo o seu conteúdo foi direcionado à elaboração de um Plano de Iniciativas Estratégicas à Exportação.

“Esse formato de curso é especial por ser mais dedicado à capacitação do que à formação. Consideramos o empresário um agente ativo do processo, compelindo-o à interação, reflexão proposição e sustentação de iniciativas e ações”, explica Diego Coelho, professor do curso de Relações Internacionais e coordenador da Global Jr, da ESPM. 

As empresas participantes elogiaram a iniciativa. “Participar de um curso super dinâmico e prático em uma instituição qualificada, como a ESPM, foi importante para que cada empresa e entidade pudesse refletir sobre o seu setor, considerando as dificuldades do atual cenário brasileiro, além de estruturar algumas propostas para o desenvolvimento ou continuidade da atividade exportadora”, esclarece Daniela Zanin, gerente de produto da Santa Helena.

A Aladim Alimentos também aprovou o programa. “Os tópicos e temas abordados foram bastante interessantes e, apesar de já exportarmos há algum tempo, é sempre bom estar atualizado quanto a novas tendências”, comenta Pedro Fernandes, Gerente de Negócios Internacionais da empresa, que foi premiada por apresentar o segundo melhor trabalho de conclusão da capacitação, destacando-se pela Análise de Mercado elaborada.

“Ficamos muito contentes com essa notícia, pois demonstra que a Inteligência Comercial proporcionada pelo projeto Sweet Brasil está colhendo ótimos resultados em conjunto com as empresas participantes e contribuindo para o aprimoramento contínuo delas”, conclui Rodrigo Solano, gestor de Exportação da ABICAB