• Português do Brasil
  • English
  • Español
  • العربية

Indústrias discutem tendências e inovação em confectionery, bakery e cereais no Brasil e no mundo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Indicadores de mercado e consumo, rumos da demanda e novas técnicas então entre os temas de palestras no 17º Congresso Internacional das Indústrias, em Florianópolis.

Em paralelo, ocorrem a 3ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas e compradores internacionais e uma feira de equipamentos e insumos.

 

Mais de 400 representantes dos setores de confectionery e de bakery & cereais do Brasil e do exterior se reúnem no 17º Congresso Internacional das Indústrias, que se realiza de 19 a 21 de março, em Florianópolis, Santa Catarina. Eles vão discutir o cenário econômico nacional e mundial, analisar tendências do varejo e indicadores de mercado, comportamento do consumidor, marketing e inovação.

O Congresso é resultado da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI. Paralelamente, também se realiza a 3ª edição da Rodada Internacional de Negócios, que receberá sete compradores internacionais e terá a participação de 28 empresas brasileiras. A Rodada é parte da estratégia dos projetos setoriais de promoção de exportações da ABICAB e da ABIMAPI, e é realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Estratégico

A programação do Congresso inclui também a Feira de Exposição, que tem 32 stands com as principais novidades em equipamentos e insumos para as indústrias de confectionery,  bakery & cereais. A combinação das três iniciativas foi desenhada para que as empresas possam planejar suas iniciativas de expansão no mercado e investimentos em inovação.

 

“A proposta é criar oportunidades para que as empresas se atualizem e identifiquem tendências para desenvolver produtos e estratégias de crescimento no mercado interno e de aumento das exportações”, diz o presidente da ABICAB, Ubiracy Fonsêca.

“Trata-se de um evento internacional que agrega conhecimento, gera ideias e soluções para alavancar negócios e contribui para que a tomada de decisão dos executivos seja cada vez mais assertiva. É também um importante espaço de integração e de networking para estabelecer novas parcerias e fortalecer laços antigos”, diz Claudio Zanão, presidente executivo da ABIMAPI.

Entre os palestrantes do Congresso, nomes reconhecidos no mercado como o economista Ricardo Amorim, que faz a palestra de abertura do Congresso. Ele vai falar sobre as perspectivas para a economia brasileira e mundial, indicando os instrumentos necessários para avaliar a eficiência das empresas.

O comportamento do consumidor é tema de um painel na sexta-feira (20), com Valéria Ragoni, líder e porta-voz da indústria varejista da consultoria Nielsen, e David Fiss, responsável pelos segmentos de alimentos e bebidas da Kantar Worldpanel. Eles vão apresentar as principais tendências do setor no mundo, oferecendo indicações para que representantes das empresas possam identificar os melhores produtos e serviços para atender a demanda.

A inovação é tema de outro painel ainda no mesmo dia, que reúne Arthur Igreja, conselheiro da fundação Grupo O Boticário e o Idealista, e Lincoln Seragini, empreendedor e professor.  Eles falam sobre as novidades e tendências no varejo, com enfoque em diferentes visões e habilidades em equipes que trabalham unidas.

No dia 21, Hugues Godefroy, diretor comercial da Cepêra, e Marcos Escudeiro, mestre em gestão da competitividade, debaterão as oportunidades que o atacarejo pode oferecer e qual o impacto do crescimento desta forma de comércio no futuro. Na sequência, Beia Carvalho, publicitária, e Rafael Moreira Lima, especialista em marketing digital, explicarão como utilizar as mídias sociais na promoção de produtos, com apresentação de casos de sucesso e sugestão de estratégias.

Compradores

Participam da Rodada Internacional de Negócios com sete grandes compradores internacionais, das seguintes empresas:

 

Alca Foods (cereais matinais); Belive (snacks); Bifum (rice pasta); Cestari e Vitória (wafers, cookies, sandwich biscuits and crackers); Da Colônia (biscuits, chips, natural sweeteners, nougats, peanuts, peanut butter and peanut sweets); Dallas (cereals, cookies& crackers, sandwich biscuits, wheat flour, flour mix, pasta, tasts and wafers); Da Roz (pasta); Dauper (cereal mix, cereal bars, cookies, cookie chips, cookie drops, powdered cookie, wafers); Fhom (toasts, croutons, roots chips, tapioca biscuits, potato chips); Garlic (tapioca, farofa, garlic bits, garlic powder, garlic sauce and garlic seasoning); Itamaraty (cookies, sandwich biscuits, wafers, wafer sticks); Jazam (candy, chocolate, chocolate sprinkles, peanuts, peanut sweets); Livre & Leve (flour mix Livre & Leve brand, private label, foodservice); Lugano (alfajor, chocolate, dragees); Marilan (cookies & crackers, sandwich biscuits, snacks, toasts, wafers); Massa Leve (pasta, chilled pasta, pasta dough, garlic bread, pizza, cheese rolls); Mavalério (chocolate frosting, cocoa powder, cotton candy, sprinkles); Neugebauer (chewing gum, chocolate, dulce de leche, lollipop); Nugali (chocolates, dragees); Ofner (pastries, cakes, honey bread, panettones, cheese rolls, snacks); Quero Mais (cheese rolls); Santa Helena (peanuts, flavoured peanuts, peanut sweets, peanut butter, snack); Selmi Renata e Galo (cookies & crackers, sandwich biscuits, flour mix, wheat flour, pasta, snacks); Suavipan (cakes, mini cakes, cookies, honey breads, muffins, mug cake); Vapza (ready meals, quinoa & grains, rice, soybeans, black beans); e Village (cookies, butter cookies, biscuit sticks, honey bread, panettone, snacks, wafers).

 

Disponível aos participantes do Congresso, um aplicativo para smartphones Android e iOS que proporcionará conexão entre os visitantes e as empresas expositoras, além de permitir acesso a informações sobre toda a programação.

 

SOBRE A  ABICAB – A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R$ 26,4 bilhões e gera mais de 42 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes setores, bem como o consumo responsável dos produtos.

SOBRE A ABIMAPI – Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceira com a Apex-Brasil, desenvolve o projeto setorial para fomento da exportação, formado por 38 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países. www.abimapi.com.br/?lang=en

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.