• Português do Brasil
  • English
  • Español
  • العربية

Setor de Exportação Promove Workshop de Planejamento

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nos dias 9 e 10 de junho, a ABICAB realizou um workshop com as empresas exportadoras, no hotel Tulip Inn, em São Paulo (SP), para discutir e definir melhorias no desempenho e presença das empresas no mercado externo. Nas reuniões, foram sugeridas ações e estratégias para fortalecer mercados prioritários – já nos almoços e jantar oferecidos houve troca de experiências e fortalecimento de networking entre os participantes.

O vice-presidente de Exportação da ABICAB, Romualdo Silva, deu início às reuniões e apresentou o cenário atual das exportações brasileiras. “É necessário investir em melhorias de processos de treinamento e planejamento, pois a empresa que estiver mais preparada conseguirá conquistar mais espaço nos mercados em que atua”, afirmou Silva.

Os representantes da Equipe de Inteligência de Mercado na Apex-Brasil — Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos –, Luiz Rocha e Thiago Gusman, apresentaram a metodologia de pesquisa e as variáveis utilizadas para ranquear mercados prioritários e, assim, houve uma seleção entre mais de 40 países com perspectivas de oportunidades comerciais. Após debates acerca dos mercados internacionais e seus desafios, os participantes selecionaram, através de análises qualitativas e quantitativas, oito focos para o novo Projeto 2016-2018: Estados Unidos, Canadá, Peru, Chile, Colômbia, Argentina, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Participaram da reunião representantes das empresas AMMA, Docile, Embaré, Enova Foods, Garoto, Harald, Jazam, Riclan, Santa Helena, Santa Rita, Berbau, Stalden Decor, Nugali, Peccin, Perfetti, Montevérgine, Village, Cory, Coplana, além de representantes da Apex-Brasil, e equipe de exportação da ABICAB.